Bendito algoritmo!
Quantas vezes você já não teve contato com uma postagem que reclamava do algoritmo do Instagram? Seja pelas mudanças nas regras ou pelo fato de não estar entregando o conteúdo para os seguidores?
Pior ainda, quantas vezes você percebeu que o seu conteúdo não estava sendo visto e não sabia o motivo?
Então está na hora de apontar um dos possíveis “culpados” por isso, sim, estamos falando do bendito algoritmo que todos vivem falando por aí, mas não só isso, vamos também te ensinar os 7 principais fatores que o Instagram usa para distribuir o seu conteúdo.
Mas o que é esse tal algoritmo?
Não tem segredo algum, o algoritmo é uma série de diretrizes e comportamentos da própria plataforma para decidir o que é relevante ou não para ser distribuído entre os usuários.
Pense assim, durante todo o dia são postados incontáveis conteúdos nas redes sociais, então, como escolher aquilo que é mais relevante para apresentar às pessoas certas? É exatamente para isso que servem essas diretrizes, se um conteúdo do seu interesse chega até você, é porque foi realizado um filtro.
Só que com isso, algumas postagens acabam caindo dentro de um limpo de irrelevância, jamais alcançando o público pretendido. Pensando nisso, estamos aqui para te arrancar deste limbo e te ensinar como alcançar mais pessoas, além de te apresentar uma grande ajuda para turbinar o seu perfil!
Primeiro fator: Interesses
O Instagram tem a missão de te apresentar apenas o que você se interessa. Por isso, ele possui um banco de dados muito bem detalhado sobre os conteúdos que você costuma interagir mais. Afinal, seria perda de tempo te mostrar algo que você ignoraria.
E essa mesma aplicação vale para o seu público.
Por isso, é preciso que você conheça os interesses daqueles que consumirão o seu conteúdo, elaborando estratégias que realmente despertem a atenção, tanto com palavras chave, adaptando a linguagem e os assuntos para os principais interesses.
Estudando e descobrindo a persona
Dentro do Marketing Digital, trabalhamos bastante com o conceito de construção de persona, ou seja, uma análise do comportamento e interesse dos usuários que consumirão o nosso conteúdo.
Por exemplo:
A) Qual a sua idade?
B) Qual sua classe social?
C) Onde vive?
D) Quais seus principais hobbies e interesses?
Recomendamos que estude ao máximo o comportamento do seu público, levantando o máximo de informações possíveis, fisgando-os a partir dos principais interesses, mostrando ao Instagram a relevância do seu conteúdo.
Segundo fator: Afinidade e Interação
Sim, isso mesmo, afinidade!
As redes sociais possuem esse nome justamente pela função de conectar pessoas, unir comunidades e gerar interação. Logo, não é estranho que esse seja um dos pilares principais da distribuição de conteúdo.
O Instagram então analisa a quantidade de interações que seu perfil tem com os seguidores e vice e versa, ainda mais nas postagens recentes (geralmente feitas nos últimos 7 dias). É necessário estimular o público a curtir, comentar, compartilhar e salvar o seu conteúdo.
Também é preciso que exista a devolução por parte do criador, respondendo os comentários, interagindo e provando ao algoritmo que existe afinidade e relevância no conteúdo.
Terceiro fator: Relevância
A relevância também é medida a partir do quão recente a postagem é. Por exemplo, uma postagem que possua mais interação nos primeiros minutos, certamente será melhor distribuída do que uma postagem que só seja vista horas depois, ainda que as duas possuam o mesmo número de interações.
O que significa que a melhor estratégia, como dito no primeiro fator, é conhecer a sua audiência e sempre buscar postar nos horários em que eles estão mais ativos. Isso se adquire tanto estudando a persona quanto sempre testando os melhores dias e horários de postagem.
Quarto fator: Frequência
Esse fator diz tanto respeito à sua frequência de postagem quanto a frequência de uso do usuário. Afinal, uma pessoa que entra poucas vezes na plataforma irá acabar acumulando um número maior de postagens não vistas, cabendo ao Instagram um filtro ainda maior para selecionar o que é super relevante.
Quinto fator: Seguidores
Sempre quando falamos de seguidores, esse é um assunto que se abre em camadas. Afinal, esse contador é útil para motivação do criador, quanto uma métrica de confiabilidade que um usuário tem em um perfil, pondo autoridade naquilo. Logo, não podemos esquecer também que o algoritmo é feito de números.
Tão importante quanto a quantidade de seguidores do próprio criador de conteúdo, é importante ter na conta quantos perfis o consumidor segue. Quanto mais contas o usuário seguir, mais difícil será consumir todo o conteúdo.
Sexto fator: Tempo de uso
Fique de olho, essa métrica é importante!
O tempo de uso do seu seguidor também irá dizer bastante sobre como ele interage com o seu conteúdo, assim como é importante também que o Instagram selecione a melhor maneira de distribuir o conteúdo efetivamente.
Sétimo fator: Popularidade
A popularidade é um conjunto de tudo aquilo o que é mais importante dentro da plataforma, que volta e meia abordamos por aqui. Popularidade é ser visto, é se destacar no meio da infinidade de conteúdos.
Quanto mais atenção chamar de outros usuários, melhor.
Mas como fazer isso?
Te ajudando a surfar nos algoritmos
Surfar nos algoritmos e ser referência no assunto é:
- Conhecer sua persona
- Desenvolver estratégias
- Ter um cronograma e coesão no conteúdo
- Ser original e relevante
- Buscar afinidade e interagir com o público
- Ter o apoio certo
E ter o apoio certo é poder contar com as melhores ferramentas do mercado, desde ferramentas de gestão, agendamento e também de impulsionamento. Como, por exemplo, os serviços que a Turbine oferece para alavancar um perfil no Instagram, turbinando seguidores, curtidas e comentários, que você pode conhecer mais em nosso site.
Recapitulando, ao entender o algoritmo é possível também entender como funciona a distribuição de conteúdo e utilizar as melhores estratégias para não cair no limbo de postagens esquecidas. Assim, se tornando referência e se destacando no meio de uma infinidade de conteúdos. Veja como aumentar o seu engajamento em nosso site.
Afinal, o algoritmo não precisa ser o seu inimigo!