Você já deve saber que para vender mais você precisa estar presente no digital, certo?
Logo, muitas estratégias de venda nos ambientes físicos migram para o meio digital, gatilhos que despertam no consumidor a vontade de comprar aquele produto. Por isso, separamos 4 gatilhos fundamentais para quem deseja vender mais.
O que é um gatilho?
Boa parte dos consumidores acredita que o ato de comprar algo é feito de maneira racional, mas isso não é verdade!
A mente humana realiza ações e toma decisões a partir de sentimentos e sensações, por isso, é função do vendedor saber persuadir a partir do desejo do consumidor. Para isso são usados os famosos gatilhos.
Despertar a atenção, chamar a atenção para uma dor, oferecer um produto que se conecte emocionalmente com aquela pessoa em questão são pilares para colocar em prática no dia a dia e vender mais.
Agora é hora de saber que gatilhos são esses e como adicioná-los à sua estratégia de vendas.
- Gatilho da escassez
A escassez é um mecanismo que desperta a atenção em qualquer pessoa.
Afinal, quantas vezes você já não se sentiu interessado em algo a saber que eram as últimas unidades ou últimas vagas para um evento?
Isso é ativado justamente porque ninguém gosta de deixar passar uma boa oportunidade e se arrepender depois. Quando se usa esse gatilho, se está basicamente dizendo:
“Olha, se eu fosse você aproveitava logo, você não sabe quando vai ter outra chance dessas… “
Inúmeras lojas, tanto no presencial quanto no digital utilizam desse mecanismo para realizar a famosa queima de estoque.
Mas além das queimas de estoques, veja o exemplo dos cursos que esgotam as vagas em poucos minutos, tudo isso gera um clima de urgência e faz com que as pessoas se mantenham sempre atentas.
Como utilizar:
Por exemplo, se você está vendendo um curso, é interessante sempre alertar sobre o número de vagas restritas e até mesmo investir em uma contagem regressiva quando as turmas estiverem perto de fechar.
Na sua comunicação, adote sempre o senso de comunidade, da chance de fazer parte de algo com vagas contadas, mas não seja inteiramente apelativo, convide o público, não pressione.
A mesma coisa serve para produtos em estoque.
- Gatilho da prova social
O humano funciona em comunidade, sempre foi assim e sempre será.
As pessoas estão sempre buscando a validação dos outros para confiar em algo, ou seja, quanto mais pessoas estiverem falando sobre algo, maior a chance de atrair novos consumidores.
Também é muito útil na hora de criar uma comunidade, afinal, ninguém gosta de ficar de fora de algum assunto que todos estão comentando.
Criadores de conteúdo costumam criar esse gatilho ao nomear os seus seguidores e tratá-los como um grupo especial que possui atitudes diferentes da maioria. Assim, criando o desejo dos outros de fazer parte.
Não tenha medo de investir na validação dos seus clientes/seguidores para atrair novas pessoas.
Como utilizar:
Fortalecer o senso de comunidade, das pessoas envolvidas com o seu produto já é um primeiro passo, Outro bastante utilizado é sempre coletar os feedbacks dos seus clientes e daqueles que te seguem.
Sempre que receber um elogio ou um feedback positivo, faça uma postagem agradecendo e mostrando como o seu trabalho mudou a vida de alguém.
- Reciprocidade
Estamos na era do movimento e da conexão, tanto entre pessoas quanto entre marcas.
O gatilho da reciprocidade acontece quando uma marca oferece alguma solução que desperta no consumidor o desejo de retribuir a atitude.
Por exemplo, perceba como as empresas e criadores de conteúdo costumam oferecer conteúdos gratuitos, como e-books, aulas, workshops, demonstrações gratuitas e afins.
Em troca disso, os interessados costumam desenvolver uma conexão verdadeira, criando um laço que resulta em aumento nas vendas.
Veja o exemplo da Netflix e outros serviços, que oferecem um período de teste gratuito para quem quiser conhecer melhor a plataforma.
Como utilizar:
Lance um material gratuito, como um e-book, disponibilize para que as pessoas possam baixar e ter acesso ao conteúdo, promova eventos gratuitos, mostre a causa que você defende e solucione problemas.
Se você oferece algum serviço digital, pode até mesmo oferecer uma amostra gratuita para que a pessoa conheça melhor e valide sua marca por conta própria.
- Autoridade
O gatilho da autoridade é um pilar fundamental, porque diz respeito à confiança.
Quando um profissional entendido do assunto recomenda algo, existe algo que vai além da simples aprovação social, afinal, existe um especialista garantindo a eficácia daquele produto em questão.
Pode ser tanto um especialista da área, tecnicamente falando, quanto alguém que tem experiência e propriedade para abordar aquele tema.
Esse mecanismo é fundamental desde vendas de produtos até a criação de conteúdo como um todo.
Como utilizar:
Sempre que possível reforce o seu domínio sobre determinado assunto, fale há quanto tempo está no mercado, os seus resultados e como utiliza a experiência adquirida com o tempo.
Existe postagens específicas para transmitir autoridade, como por exemplo:
“5 coisas que aprendi em tantos anos de carreira”
Além de transmitir um ensinamento, ainda reafirma a experiência daquele que está falando.
Se tornando uma autoridade e colocando os gatilhos em prática
Existem muitos outros gatilhos além desses, aqui resolvemos separar os principais e mais utilizados pelos negócios de sucesso.
Como você pode perceber, além de montar uma boa estratégia, é preciso ser uma autoridade naquilo que se está falando, passar credibilidade e confiança através do contato direto com o público.
Mas como se tornar uma autoridade no digital?
Além de estudar, planejar e se aprofundar nos assuntos, você pode contar com as soluções da Turbine Digital para impulsionar a sua jornada, com ferramentas que impulsionam os seus números nas redes sociais de maneira segura e eficaz. Para isso, basta conhecer o nosso site!
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