O Instagram disponibiliza alguns recursos para que as marcas e os criadores de conteúdos da plataforma entendam como está o desempenho de sua conta por lá, e por isso é importante saber quais métricas do Instagram de fato importam na hora de analisar o desempenho do seu perfil na plataforma. 

E é sobre essas métricas que falaremos no blog de hoje, confira:

Taxa de crescimento dos seguidores

Essa métrica é importante para verificar quão rápido o seu perfil ganha ou perde seguidores. A partir disso você pode considerar, por exemplo, quais ações ou conteúdos conseguem converter mais usuários em seguidores do seu perfil.

Alcance & taxa de alcance

O alcance diz a quantidade de contas que viram o seu conteúdo, que é diferente da quantidade de impressões. Muitas pessoas confundem, mas o alcance se refere ao número de contas que visualizaram o conteúdo, já impressões quer dizer a quantidade de vezes que o conteúdo foi visto.

Então, por exemplo, se um mesmo perfil vir o seu conteúdo 4x, então vão constar 4 impressões, mas cada usuário conta apenas como um alcance. Já a taxa de alcance nos diz a porcentagem de contas que visualizaram o conteúdo.

Engajamento por seguidor

Não adianta só querer que as pessoas vejam o seu conteúdo, ou focar os esforços que elas apenas os vejam… é necessário que haja a interação dos seguidores também, e melhor ainda, dos seguidores certos.

O engajamento por seguidor é uma métrica que avalia a quantidade de vezes que uma conta interagiu com o conteúdo. Quanto mais alto for esta métrica, melhor para seu perfil, e por isso essa é uma das métricas do Instagram que de fato importa.

Engajamento dos stories

Só por sabermos que o Instagram stories é usado por uma média de 500 milhões de pessoas por dia já dá para entender o porquê essa métrica é importante ser considerada. Mas apenas visualizar o seu story não é o suficiente, e essa métrica considera as interações dos seguidores com o conteúdo.

A partir dela dá para descobrir, por exemplo, quais conteúdos da sua rotina mais agradam o público, e por isso essa é outra métrica do Instagram que de fato importa. A melhor estratégia para o story é criar conteúdos que gere a interação do público, como as enquetes, por exemplo.

Compartilhamento do Instagram reels

Atualmente, o reels do Instagram é a melhor ferramenta para gerar alcances para as contas da plataforma, e essa métrica é importante porque ela revela o quadruplo de potencial do alcance de um perfil na plataforma, ou seja, os compartilhamentos podem influenciar o seu alcance em até 4x mais, na própria plataforma.

Porque a plataforma precisa delas

Essas métricas são as formas que a rede social usa para avaliar se vale a pena ou não levar o seu perfil e conteúdo para mais perfis. Quanto melhor forem os números dessas métricas, mais a plataforma vai levar o seu perfil para outras contas, e você sabia que é esse o objetivo da estratégia do marketing de impulsionamento!?

Através dessa estratégia você pode impulsionar curtidas, comentários, seguidores, compartilhamentos, visualizações e muito mais, sendo possível alcançar os seus clientes ideias com a segurança que seu perfil vai passar a credibilidade que a sua marca ou conteúdo precisa para gerar mais vendas e interações.

Nós da Turbine Digital somos especialistas em pensar estratégias para trabalhar a credibilidade, engajamento e alcance de marcas e criadores de conteúdos na internet.