O reconhecimento de marca é muito importante para o crescimento e melhora na performance das vendas de qualquer negócio. Apesar disso, esse é um tópico que muitos empreendedores deixam de levar em consideração ao montar suas estratégias de marketing e acabam passando grandes oportunidades de construir uma relação mais sólida com seus clientes, o que consequentemente impacta no LTV. Por isso, entenda o que fazer para que você aumente o reconhecimento de sua marca.
O que é
O reconhecimento de marca considera o quanto as pessoas reconhecem a sua brand, assim como o quanto delas sabem de sua existência. Geralmente funciona assim: pense em uma marca de refrigerante, qual a primeira marca vem em sua mente?
Trabalhar o reconhecimento de marca faz com que a brand ganhe destaque e preferência na vida dos consumidores, assim, toda vez que o cliente pensar no produto ou serviço de um determinado segmento, será essa a marca que virá primeiro em sua mente.
Deve ser facilmente reconhecível
Um dos primeiros passos para aumentar o reconhecimento de sua marca é pensando na forma como ela se mostrará ao público, o que significa dizer que você precisa estabelecer desde o tom de voz, a paletas de cores, missão, visão e valores…
Todos esses pontos são essenciais para que sua marca se torne diferente das outras, e conquiste o público que se identifica com ela em algum aspecto. Além disso, a partir deles é possível identificar as estratégias que melhor fazem sentido para seu negócio.
Compartilhe a história de sua marca
Toda marca tem uma história, mas o que vai diferenciar sua marca das outras é a forma como essa história será contada. Conte para seus clientes os desafios que foram necessários superar até chegar às soluções que seu negócio oferece hoje.
Mas claro, fuja do óbvio. Use o storytelling para fazer isso através de uma linguagem que torne sua história interessante, que motive e inspire os seus clientes, e que seja de fácil compreensão.
Por exemplo, se uma das características da sua marca é ousadia e inovação, destaque momentos em que você precisou ser ousado (a) e fazer algo diferente do que as outras empresas estavam fazendo.
Agregue valor além da venda
Outra coisa que pode ser feito para que você aumente o reconhecimento de sua marca é agregando valor além da venda, e é mais simples do que parece. Você pode fazer isso educando, informando e entretendo os seus clientes ideais.
Crie conteúdos que compartilhem conhecimentos que sejam valiosos para audiência e que também passem a autoridade da sua marca sobre o assunto. Além disso, essa também é outra forma de gerar vendas indiretas para seus negócios.
Aposte em conteúdos úteis e diferentes
Assim como agregar valor além das vendas, ao apostar em conteúdos úteis e diferentes do que esse público está acostumado a ver por aí, você gera ainda mais reconhecimento para sua marca, pois você estimula que esses clientes percebam o valor que seu negócio tem a acrescentar em suas vidas.
Além de agregar ainda mais identidade para o que a sua brand faz e passar credibilidade mostrando para esse público a expertise e autoridade no assunto.
Invista em anúncios direcionados
A grande vantagem dos anúncios direcionados é que eles são encaminhados somente para os possíveis clientes da marca, ou seja, a sua brand só será divulgada somente para quem tem grandes chances de se tornar clientes do seu negócio.
Consequentemente, investir em anúncios direcionados para aumentar o reconhecimento de sua marca é uma estratégia muito efetiva, afinal, não adianta construir a melhor marca do mundo se ela não estiver sendo ofertada aos clientes certos.
Use o algoritmo a seu favor
Assim como as outras ações mencionadas acima para que você aumente o reconhecimento de sua marca, você também pode usar o algoritmo da plataforma digital ao seu favor, através de conteúdos que interessem a sua audiência e que os estimulem a engajar com as publicações.
Ao fazer isso, você está estimulando que a rede social leve o perfil da sua brand para mais usuários, sejam eles aqueles que já conhecem o seu negócio ou não, o que vai fortalecer que mais pessoas identifiquem a sua marca.
Porque o algoritmo é fator importante
O algoritmo importa porque é ele que avalia e determina se seu perfil ou conteúdo chegará para mais contas organicamente ou não, e essa avaliação é feita através do desempenho das suas postagens. Quanto mais interações os usuários tiverem com seu conteúdo e perfil, mais a plataforma vai querer impactar outras pessoas.
Existem outras formas de usar o algoritmo a seu favor através do impulsionamento de curtidas, comentários, visualizações, compartilhamentos e muito mais, usando soluções como as da Turbine Digital.
Com o marketing de impulsionamento é possível alcançar os clientes ideias da sua marca com a segurança de que seu perfil vai passar a credibilidade necessária para gerar mais vendas e interações.
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