A brand persona tem sido muito usada para melhorar a comunicação e relacionamento da marca com o modelo de consumidor atual. Não atoa, hoje em dia as marcas que conquistam maior parte dos clientes e com melhores resultados usam essa técnica. No blog de hoje, saiba como a brand persona impacta sua marca nas redes sociais.
Mas o que é a brand persona?
Esta é a personificação da sua marca. Se sua empresa/marca fosse uma pessoa, como ela se comunicaria? São as respostas dessa pergunta que projetam sua marca como se fosse uma pessoa.
E por quê? Bom, para que a partir disso você melhore a experiência do cliente durante a comunicação e contato com sua empresa, seja presencialmente ou online. Lembre-se de que o modelo de consumidor atual se fidelizam às marcas com as quais se identificam, e que compartilham dos mesmos valores que ele.
Como impacta sua marca
Imagine alguém que todas às vezes em que vocês se veem se comunica de uma forma diferente… Certamente isso vai dificultar que você confie nessa pessoa, ou mesmo gerar uma conexão mais forte e agradável com ela, certo!?
É isso o que acontece com sua marca/empresa quando você não constrói uma brand persona e tom de voz que sejam ideias para seu nicho de mercado. E como isso impacta sua marca?
Impacta no engajamento
Se você conversa com alguém com quem você se identifica, certamente o seu nível de satisfação e interação ao conversar com essa pessoa será altíssimo. Além de gerar uma boa conexão, você também se sentirá mais aberto a aceitar convites e sugestões dessa pessoa, certo?!
O mesmo acontecerá com a sua marca e com os clientes ideais do seu negócio usando essa técnica. Dessa mesma forma, os consumidores da sua marca se sentirão mais inclinados a engajar e interagir com a sua empresa.
Impacta nas redes sociais
Uma vez que você sabe como conversar com seu público, fica mais fácil identificar conteúdos que também contribuirão para que esse público se engaje cada vez mais em suas publicações.
Claro, existem estratégias como o marketing de impulsionamento que também influenciam que a audiência tome uma determinada ação, mas nesse caso da brand persona, as pessoas o farão apenas por se sentirem íntimas da sua marca ou por gostar dela.
Impacta nas vendas
É muito mais fácil apresentar os benefícios de um produto ou serviço ao cliente quando ele perde a sensação de que você (empresa/vendedor) só quer faturar com aquela venda.
Com a comunicação humanizada que a brand persona transmite, fica mais fácil encontrar formas de derrubar objeções e abordar como quele produto ou serviço será um diferencial na vida desse cliente.
A consequência disso são melhores resultados em suas vendas e pós-vendas, visto que também fica mais fácil de fidelizar esse cliente.
Se atente aos detalhes
Vale lembrar que apenas construir e aplicar as técnicas da brand persona não é o suficiente para gerar resultados tão significativos, por isso é necessário pensar em ações conjuntas para resultados mais efetivos.
Por exemplo, se sua marca está nas redes sociais, então significa dizer que você precisa cuidar da forma como as pessoas te enxergarão por lá, e sua credibilidade é um dos primeiros fatores que as pessoas vão observar por lá.
A Turbine Digital é uma plataforma que oferece estratégias de marketing de impulsionamento para aumentar a credibilidade e relevância de marcas na internet. Com estratégias como essas você potencializa a comunicação da sua brand persona com seu público, podendo influenciar nas decisões de compra do seu negócio.
Agora que você já sabe como a brand persona impacta sua marca nas redes sociais, descubra quais as melhores estratégias para impulsionar o seu perfil.
_____________________________________________________________________________________________________