Com toda certeza você já deve ter recebido uma notificação do Instagram recomendando a Live de algum perfil que você segue, certo?

Uma transmissão ao vivo que fez sucesso entre seus amigos, um artista, um empreendedor, um blogueiro ou até mesmo um comunicado importante por parte de algum gestor.

O que importa é que as transmissões via Instagram ganharam uma nova dimensão, se tornando uma ferramenta indispensável no planejamento de conteúdo de qualquer perfil.

E é por isso que vamos te ensinar o passo a passo de como iniciar sua própria Live no Instagram, assim como separamos também algumas dicas para você bombar nas transmissões!

Primeiro passo: Abrindo sua Live

O primeiro passo é entender a etapa básica para sua primeira Live, ou seja, aprender a maneira certa de acessar a plataforma e iniciar a transmissão.

Por sorte, o próprio Instagram já possui um layout intuitivo que facilita bastante o processo. Para isso, basta acessar o seu feed e selecionar a opção utilizada para criar postagens/storie:

Em seguida, basta arrastar as opções até chegar ao ponto em que se encontra escrito “Ao vivo”.

Pronto! Depois disso basta iniciar a sua Live, convidar os seus seguidores e entregar uma transmissão inesquecível.

E agora que você já sabe o caminho técnico para se iniciar uma Live, vamos entrar nos tópicos referentes às dicas que nós da Turbine Digital separamos para você conseguir bombar dentro da plataforma.

Segundo passo: Preparando o conteúdo

Pode-se afirmar que as redes sociais vêm, como um todo, sofrendo impactos com o excesso de informação. Assim, fazendo com que o usuário por muitas vezes se sinta desnorteado e não saiba qual conteúdo consumir.

No caso das Lives esse crescimento foi percebido durante o início da pandemia, tornando a frequência das transmissões algo impossível de ser acompanhado.

E mesmo que as Lives tenham se tornado mais moderadas, ainda assim o conteúdo se encontra dentro do mesmo princípio que afeta todas as redes sociais. Ou seja, com o excesso de informações e a overdose de conteúdo diário, como você pretende se destacar?

É uma pergunta simples, mas que abre margem para uma infinidade de argumentos e estratégias para tornar o seu conteúdo mais atrativo e se diferenciar dos tantos outros que estão sendo vinculados diariamente.

Então, que tal se começarmos desde o seu perfil até o ponto em que se inicia uma nova transmissão?

Isso significa que antes de pensar em planejar sua Live, pense na construção do seu perfil. No seu conteúdo abordado dentro da plataforma, na qualidade do material oferecido e até mesmo nos tópicos que você possui maior domínio.

Ter um conteúdo relevante, de qualidade e bem embasado é fundamental para que outros usuários desenvolvam a credibilidade para com você.

Ou seja, se seus seguidores estão engajados com o seu conteúdo e se você o desenvolve com atenção, isso já começa a trabalhar o interesse para o momento em que sua Live for iniciada.

Traduzindo, busque cativar as pessoas para que elas se interessem em você e no seu conteúdo. Afinal, o efeito da transmissão tem que ser pensado com bastante antecedência, para que então você possa bombar sua performance!

Então é hora de analisar o seu alcance, seu perfil e pensar nas estratégias para atrair a atenção e admiração daqueles que lhe seguem.

Falando justamente do planejamento, não se esqueça do roteiro!

Antes de iniciar sua transmissão, durante o período de idealização da Live, lembre-se de estruturar bem os tópicos abordados. Desenvolva um tema interessante, de impacto e certifique-se de levantar os melhores tópicos.

Assim, prendendo a atenção do seu espectador e fazendo com que ele recomende o seu conteúdo para mais pessoas.

Tudo isso sem contar com a importância de se estar sempre abrindo espaço, interagindo e dando voz para o público, criando um laço de conexão, engajamento e identificação.

Terceiro passo: Como atrair mais pessoas

Um dos pontos mais importantes quando falamos em transmissão ao vivo é a quantidade de pessoas que estão assistindo, gerando interação e trazendo o movimento para dentro do conteúdo.

Afinal, quem não é visto não é lembrado.

E justamente por sabermos a importância do fluxo de espectadores, da interação e do engajamento, enfatizamos os recursos disponíveis para atrair mais pessoas para dentro de sua Live.

Dentre eles, o principal é desenvolver uma chamada atraente, com um título que faça com que as pessoas sintam interesse em assistir.

Por exemplo, desde a resolução de um problema comum entre os seus seguidores até a presença de um convidado especial de renome.

Sendo que a dica também é aplicável para artistas, como por exemplo, uma experiência musical diferenciada, um repertório com temática específica ou até mesmo um convidado para uma participação especial.

Assim, tendo tudo o que precisa para montar uma transmissão inesquecível, está na hora de divulgar ao máximo, sem jamais se tornar repetitivo ou insistente.

Separe um tempo hábil de antecedência e comece a criar a expectativa nas pessoas!

Tendo seguido o planejamento, você certamente já estará muitos passos na frente e cada vez mais perto de se destacar em meio à overdose de informação diária. E para isso, você também pode contar com os nossos serviços.

Afinal, já trabalhamos com desenvolvedores de conteúdo de inúmeras proporções, auxiliando o tráfego, expandindo os números, o alcance e fazendo com que suas transmissões crescessem exponencialmente.

Para isso, que tal conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Basta acessar o nosso site e entender mais sobre como a Turbine Digital pode te fazer alcançar novos horizontes.