Alguns anos atrás a internet como um todo presenciou uma impulsão astronômica dos conteúdos desenvolvidos dentro da plataforma Youtube. Assim, transformando pessoas simples em grandes influenciadores.

Com o crescimento avassalador da plataforma e dos criadores de conteúdo, muito se começou a debater sobre o os ganhos, o crescimento e como estar sempre no topo.

O que era hobby se transformou em profissão, tanto que hoje já nos familiarizamos com o termo “Youtuber” e suas variações.

E ainda hoje muito se pergunta sobre como crescer no Youtube em 2021. Quais métricas? Quais estratégias? Ainda é possível?

Não se preocupe, pois é exatamente isso que vamos responder aqui!

Criando o seu canal  

Vamos partir do início!

É certo que o primeiro passo surge na ideia de se criar uma canal. Logo, a partir desse ponto, todo o resto deve começar a ser desenvolvido. Por isso, você deve se perguntar alguns tópicos bem específicos:

– Sobre o que será o meu canal?

– Qual conteúdo eu consigo desenvolver com domínio?

– Como esse tema/assunto está inserido na sociedade atualmente?

– Como funciona a estimativa de crescimento do nicho escolhido?

O melhor a se fazer é levantar os questionamentos após ter ao menos alguma ideia desenvolvida. Ou seja, é melhor desenvolver as forças e as fraquezas de um assunto que você domina ao invés de desenvolver a proposta do canal visando unicamente o crescimento.

Assim que você concluir as respostas, analisar a sua ideia de conteúdo e finalmente realizar a abertura do canal, está na hora de investir no crescimento!

Substância, planejamento e periodicidade

Um dos maiores equívocos na hora de se criar conteúdo na internet é a falta da noção de planejamento. E nesse sentido, estar sempre em dia com as estratégias é sempre o melhor caminho.

Então, para manter a substância é necessário montar um plano bem estruturado para o seu canal.

É necessário definir a linha editorial do projeto, ou seja, o conteúdo principal dos vídeos. Sendo assim, o assunto deve estar inserido em todos os pontos de contato com o público.

Por exemplo:

Um canal sobre finanças deve estar sempre falando sobre o conteúdo proposto, mesmo que o formato mude, o tema deve estar sempre presente. Sempre havendo uma mensagem sobre finanças.

E depois de desenvolver a linha editorial e listar os principais conteúdos que podem ser gerados através do seu canal, está na hora de desenvolver o planejamento.

Afinal, seu melhor aliado sempre será a constância em conjunto com a substância.

É preciso postar vídeos regularmente, sempre investindo na visibilidade e evitando que o algoritmo da plataforma considere que seu conteúdo não é relevante. Para isso, monte um planejamento, destacando a frequência das postagens com os dias e horários pretendidos.

Assim, tornando mais fácil a fidelidade do seu público, acostumando-o aos dias específicos em que devem esperar alguma movimentação dentro do seu canal.

Divulgação e parcerias

Também é importante entender que o seu canal deve ultrapassar as barreiras da plataforma, se divulgando também em outras redes sociais.

Por isso, invista em estar sempre falando do seu conteúdo fora do Youtube, completando-o através do Instagram, Twitter, Facebook e demais plataformas. Desse jeito, você poderá tanto desenvolver maior alcance, quanto utilizar o canal como veículo para juntar todos os públicos em um único lugar.

Sendo cada rede social um pilar que sustenta o projeto maior.

Por isso, invista sempre em divulgações fora do Youtube.

Mas lembre-se também de que a internet é uma comunidade que funciona em conjunto. Logo, uma boa oportunidade para alavancar o crescimento é estabelecer relações com os outros criadores de conteúdo.

Desenvolvendo vídeos em conjunto, parcerias e mantendo sempre o contato com a comunidade em que deseja crescer.  

Analisando as métricas

Um ponto que é importante destacar, é que o próprio Youtube fornece os números sobre o crescimento do seu canal, o alcance, a quantidade de pessoas assistindo e como vai o desempenho do seu conteúdo.

A partir dessas métricas é possível moldar com precisão às próximas estratégias para a melhoria do conteúdo.

Por exemplo, mudar a introdução para algo mais atraente ao perceber que os espectadores estão se dispersando após o começo do vídeo.

Além das métricas, é importante estar sempre de olho no alcance dos seus concorrentes, ou seja, daqueles que desenvolvem conteúdos similares ao seu. Entendendo melhor sobre como eles abordam a plataforma diante dos acontecimentos do mundo.

É preciso estar sempre pronto para se adaptar às variáveis, produzindo o melhor conteúdo dentro do contexto inserido, mas para isso é necessário entender o seu público, o seu nicho e a melhor maneira de angariar novos horizontes.

Turbinando seu alcance

E obviamente separamos a melhor dica para o final!

Como citamos anteriormente, é necessário investir nas diversas redes sociais além do Youtube. E para isso desenvolvemos o melhor meio de turbinar suas redes independentemente da plataforma escolhida.

Aqui na Turbine Digital trabalhamos com soluções para o crescimento do seu perfil/canal, fazendo com que alcance mais pessoas e ultrapasse fronteiras.

De maneira segura, transparente e eficaz, expandimos os seus números tanto em inscritos, seguidores, visualizações e todo tipo de interação através das redes.   

Para isso, basta conhecer o trabalho através do nosso site! Simples, fácil e intuitivo.

Para mais dicas, além dos serviços prestados, fique de olho no nosso conteúdo, onde estaremos sempre listando as melhores dicas para você que busca maior alcance e credibilidade nas plataformas digitais diversas.