Aprenda como incluir essa ferramenta na sua estratégia de conteúdo

Trabalhar o senso de comunidade, identificar gostos e particularidades do seu público e ainda mantê-los sempre antenados são algumas das inúmeras possibilidades que o Telegram oferece para o criador de conteúdo. 

Recentemente, com o aumento do mercado de infoprodutos e entretenimento, o Telegram vem se tornando palco para aqueles que querem se conectar com o público, trabalhar o senso de comunidade e conquistar a retenção de interesse. 

Mas como você pode criar conteúdo e engajar dentro da plataforma? 

O que é o Telegram? 

O Telegram é uma plataforma de mensagens bastante parecida com o Whatsapp, que vem chamando bastante atenção pelos seus diferenciais, se tornando indispensável em estratégias de conteúdo. 

Além de ter mais ferramentas do que a sua concorrente. 

Enquanto o Whatsapp é mais usado para assuntos pessoais, o Telegram já costuma a servir para fins profissionais, grupos empresariais ou de debates com fins específicos.

Por esse motivo, a rede social tem sido inserida cada vez mais quando o assunto são negócios.  

A criação de uma comunidade

Para você que possui um canal no Youtube ou está vendendo algum infoproduto, como um curso, já deve saber que o movimento mais importante para a sua carreira é desenvolver o senso de comunidade. 

Conectar pessoas ao redor de um mesmo assunto, fazendo com que compartilhem informações e mantenham o projeto sempre em movimento. 

O mesmo serve para você que deseja criar um ambiente onde os seus funcionários possam receber informações diretas e interagir sem invadir o espaço profissional com temas pessoais. 

Criações de comunidade não só te ajudam a humanizar e conectar o público, como também é um meio eficaz de se realizar novas vendas e fidelizar consumidores. 

Criando um canal

E para isso, você deverá criar um canal de comunicação dentro do Telegram, onde você poderá enviar conteúdos diversos, informações do seu próprio conteúdo e levantar tópicos para o debate. 

Com diversas opções de postagens, você pode guiar os usuários pelo caminho que deseja, moldando sempre diferentes formas de engajamento. 

Além de permitir envios de arquivos maiores, privacidade e segurança para os inscritos no canal, a ferramenta também funciona como uma lista de transmissão. 

O que compartilhar dentro do canal?  

Quando alguém se inscreve em seu canal no Telegram, você certamente já tem uma relação mais próxima com o cliente, diferente daqueles que ainda estão no topo do funil. 

Nunca ouviu falar no Funil de Vendas? Não se preocupe, temos um artigo que explica direitinho como funciona: 

Nesse sentido, o público que está ali já está bastante interessado no que você tem a dizer, use isso ao seu favor, mas também tome cuidado para não ser apelativo. 

Saiba como transformar seguidores em clientes

Traga conteúdos diferentes, de lugares diferentes, uma matéria que achou interessante, um vídeo motivacional voltado para o tema e por aí vai… 

Alguns conteúdos que você pode utilizar: 

  • Ofertas para membros do canal 
  • Áudios com opiniões mais detalhadas 
  • Vídeos, artigos e matérias em site 
  • Algum registro seu dos bastidores, sempre ensinando algo
  • Dicas simples e dinâmicas 

Mas nunca se esqueça de chamar o seu público para a ação, sempre que for postar algo, incite o debate, peça a opinião deles, que contem uma história, que interajam e compartilhem sempre informações. 

Como inserir o telegram na minha estratégia? 

Sempre que possível, busque trazer mais pessoas para o seu canal, trazendo-as para cada vez mais perto. Por exemplo, se você tem um curso, tente levar os alunos para um canal onde poderão debater e ter acessos a novos conteúdos. 

Se você trabalha com algum nicho, também é importante que junte membros interessados e busque sempre compartilhar informações e curiosidades sobre. 

Assim, tornando mais fácil uma futura venda e recompra de serviço. 

No entanto, sabemos como pode ser complicado logo no começo, afinal, as pessoas estão sempre de olho na credibilidade e autoridade de uma criador de conteúdo para que então depositem confiança. 

Estamos falando de números. 

Então, para você que deseja passar maior credibilidade e confiança no seu canal do Telegram, temos soluções para turbinar o seu conteúdo, fazendo com que ele alcance mais pessoas e seja visto. 

Sabendo disso, é hora de conhecer a Turbine e colocar todas as nossas dicas e soluções em prática!