Para entender como funciona, primeiro é importante saber o que é. O algoritmo são cálculos e conjunto de critérios feitos automaticamente para definir quais postagens virão a seguir e em quais ordens. Hoje vamos explicar como funciona o algoritmo do Instagram.

Esses critérios estão divididos em três categorias: Feed & Stories, Explorar e Reels

Algoritmo para Feed & Stories

Os 4 principais pontos de como o algoritmo funciona, se baseia nas informações sobre postagens, sobre quem postou, a atividade do usuário e o histórico de interação com outros perfis.

Nas postagens, o Instagram considera a popularidade do post (comentários, curtidas, compartilhamentos etc), quando você postou, tempo de duração, no caso de vídeos e o serviço GPS. 

Para quem posta, o algoritmo do Instagram analisa a relevância do perfil para os usuários, e isso é feito considerando a quantidade de interação entre eles nas últimas semanas. 

O algoritmo detecta os principais interesses dos usuários a partir do que você curte e compartilha, e a partir de então prioriza quais conteúdos virão primeiro.

Usando o histórico de interação com outros perfis, o algoritmo verifica a interação entre eles, e faz uma série de previsões sobre a probabilidade de interação do usuário com a publicação.

Algoritmo & Explorar 

Com o objetivo de entregar novas postagens, o explorar usa das mesmas métricas (o que você curte, comenta, compartilha etc) e diferente do que acontece com o feed & story, o algoritmo te mostrará perfis que você não segue, mas com conteúdos semelhantes aos que você tem interagido, e nesse caso para a postagem aparecer no Explorar são levados em consideração a quantidade de interação dos usuários com o post.

Algoritmo & REELS

As métricas usadas no reels são as mesmas do feed, story etc, a única diferença é que nesse caso ele também vai considerar o aúdio e o tamanho do vídeo antes de distribuir para os perfis.

No fim das contas temos um robozinho muito inteligente que faz de tudo para que a experiência do usuário seja única e a cara de quem o utiliza.

Turbine Digital

Agora que você já aprendeu como funciona o algoritmo do Instagram, confira também as melhores ferramentas para te ajudar a turbinar suas redes sociais e chegar ao engajamento dos sonhos, desde lives no Instagram até compartilhamentos, seguidores e muito mais. Visite o nosso site e mude agora essa realidade!!!