Separamos um guia rápido sobre como montar a biografia perfeita para o Instagram, afinal, ter uma boa apresentação de perfil é essencial.

Quem não é visto, não é lembrado. Mas o que acontece quando um perfil é visto, mas não tem uma boa apresentação? Certamente não será lembrado assim como todos os outros. Por isso, o ditado de que a primeira impressão é a que importa segue firme e forte quando falamos em redes sociais. 

Exatamente por isso que você deve começar a prestar mais atenção na Biografia do seu Instagram e na maneira como uma má apresentação pode estar fazendo com que você perca a possibilidade de crescer e alcançar cada vez mais seguidores, assim como potenciais clientes. 

O que é a bio do Instagram?

A biografia do Instagram é a caixa de informações logo abaixo da foto do perfil, onde estarão as principais informações do seu perfil.

É tão importante quando o nome do usuário e a própria foto, justamente por fornecer todas as informações que o seguidor necessita para começar a se interessar pelo seu conteúdo. 

O espaço cabe até 150 caracteres e é completamente livre para ser escrito aquilo que o usuário preferir, por isso, é o ambiente ideal para se utilizar a criatividade. 

Mas também surgem as dúvidas sobre: 

O que escrever na minha biografia do Instagram? 

Como resumir tudo o que tenho a dizer em apenas 150 caracteres?

Porque construir a biografia perfeita?

A biografia, como dito anteriormente, é a porta de entrada para que outros usuários possam conhecer o seu perfil e saber exatamente sobre o que se trata o seu produto e o seu conteúdo. 

Acima de tudo, é a resposta sobre aquele usuário poderá ser ajudado pelo que você tem a oferecer. 

Atraindo as pessoas certas

A biografia é também a melhor maneira de se atrair as pessoas certas, filtrando-as pelo diferencial do seu conteúdo/produto. 

A biografia é o lugar perfeito para que você possa registrar sua essência e a essência da sua marca. Para isso, basta saber exatamente o que o seu público alvo busca. 

Gerando tráfego para outros canais  

É preciso ficar atento também já que a biografia é o único espaço do Instagram inteiro que permite o uso de links externos clicáveis! Gerando a possibilidade de se gerar trafégo do Instagram para outras plataformas. 

Recurso usado para quem quer divulgar um canal no Youtube ou até mesmo o lançamento de um curso/produto. 

Mais para frente explicaremos sobre como utilizar o link da melhor forma possível. 

Construindo a sua bio 

Não tem como começar por outro lugar. O primeiro passo para construir uma biografia matadora é conhecer a sua marca perfeitamente. 

Como assim? 

É preciso entender qual a linguagem que pretende utilizar, com que estilo o seu público se identifica mais. É uma apresentação mais formal? Mais informal? Tudo isso faz diferença! 

Afinal, saber como sua marca está posicionada no mercado, é também uma maneira de saber como se apresentar. É relevante informar quanto tempo ela está no mercado? Quantos clientes estão satisfeitos? Números? 

A partir disso, já é possível começar a montar a estrutura. 

Apresente-se

Perfis pessoais geralmente costumam se apresentar com tópicos bem mais simples, como: 

  • Profissão
  • Idade
  • Hobbies
  • Citações
  • Frases de efeito
  • Nacionalidade
  • Emojis
  • Cidade
  • Informações adicionais.

Enquanto empresas geralmente se baseiam em tópicos como: 

  • Nome da empresa
  • Ramo de atuação
  • Descrição do negócio
  • Endereço
  • Prêmios
  • Site oficial
  • Hashtags
  • Telefone de contato
  • E-mail
  • Chamada para a ação
  • Perfis em outras redes sociais.

Escolha o que é mais relevante dentro do seu negócio e comece a montar as informações para a sua biografia. 

Listas

Na hora de montar a sua BIO é importante se lembrar que as redes sociais funcionam em alta velocidade, por isso, esqueça os textos complexos e vá direto ao ponto. 

Trabalhe com o resumo da sua empresa em tópicos. Deixe bem claro o seu conteúdo e o seu produto de forma direta. Afinal, ninguém vai ter paciência de tentar descobrir do que se trata o perfil. 

Quanto mais dificuldades o usuário tiver, mais chances dele simplesmente desistir de continuar por ali. 

Utilize emojis

Emojis podem ser utilizados para tornar a sua biografia mais atraente, assim como deixá-la mais fluida e intuitiva. Porém, isso continua a depender da linguagem utilizada dentro do perfil.  

Palavra-chave na biografia do Instagram 

Não se esqueça de sempre buscar palavras chave para rankear melhor o seu perfil. Afinal, quais são as principais palavras utilizadas no seu ramo? O que chama a atenção dos seus clientes? Quais os gatilhos podem ser utilizados na sua biografia? 

Inclua uma CTA em seu Instagram 

A famosa CTA, Call To Action, é a maneira mais fácil de motivar o seu seguidor a realizar uma ação específica. Por isso, defina bem claro o seu objetivo e convide-o a interagir.

Exemplos de CTA: 

  • Baixe o nosso E-book 
  • Visite o nosso site
  • Conheça nossa loja 

E para isso, é preciso saber utilizar a ferramenta de inserir links. 

Inserindo link na biografia 

Ao editar o perfil, existe a opção de anexar o seu site, nesse campo você irá selecionar o seu melhor link para disponibilizar. 

Caso pretenda divulgar um produto, como um curso, é preciso estar sempre atualizando a biografia cada vez que lançar um produto novo. 

Mas é possível também manter apenas um link durante todo o tempo, como o site oficial da marca ou o canal oficial do Youtube que pretenda divulgar. 

Como ganhar mais seguidores?

Agora que a sua BIO está pronta, você está pronto para começar a multiplicar os seus seguidores. Nesse sentido, podemos te dar um empurrãozinho! 

A Turbine Digital possui as soluções ideais para você que deseja turbinar o seu perfil. Desde aumento no número de seguidores, curtidas, comentários, visualizações em Reels e muito mais. 

Para isso, basta acessar o nosso site!