Desde sua criação as redes sociais mudaram a forma como nos comunicamos e como nos relacionamos em sociedade. Na educação não é diferente, as plataformas digitais podem contribuir muito para a aprendizagem, afinal, o segredo para o sucesso da aprendizagem do aluno depende do seu nível de interação com o assunto. No blog de hoje você vai conhecer formas de usar as redes sociais na educação, olha só:

Vantagens de usar redes sociais na educação

O grande diferencial das redes sociais é sua capacidade em captar a atenção das pessoas e estimular a interação dos usuários uns com os outros na plataforma. Como “participação” é ingrediente de sucesso na aprendizagem do aluno, o ganho ao usar plataformas digitais na educação é de ambos os lados: professores e alunos.

As redes sociais também são ferramentas que te permitem criar conteúdos mais interativos, e melhor ainda, te dão liberdade para explorar e abordar os mais diversos assuntos da forma (ou no formato) que melhor se adequar a sua realidade – ou ao seu propósito.

Outras vantagens em usar as redes sociais na educação são:

  • Poder conectar alunos com experts no assunto espalhados pelo mundo. 
  • Estimular e facilitar a comunicação e colaboração dos alunos entre si.
  • Compartilhar informações e ideias. 

Conquistar mais alunos e aumentar a comunidade

Outra forma de usar as redes sociais na educação é conquistando mais alunos e aumentando sua comunidade. Como dito, a interação com o conteúdo potencializa a aprendizagem sobre o tema, e ao fazer isso você contribui para que mais alunos aprendam com o seu conteúdo.

Criar debates e trabalhos em equipe

Usar as plataformas digitais para estimular os debates em sala de aula é outra alternativa criativa e muito eficiente na hora de usar a rede social na educação. Isso porque é muito mais fácil expor o pensamento crítico em um chat online do que em uma sala cheia de pessoas.

Não apenas isso, a plataforma também pode ser usada para estimular o trabalho colaborativo, uma vez que os alunos podem compartilhar suas anotações, fontes de pesquisas e dúvidas – que também podem ser as dúvidas de outros alunos.

Criar grupo de estudos

Os grupos de estudos são importantes porque permitem que os alunos troquem informações e experiências uns com os outros, além disso poder ser feito a qualquer momento e de qualquer lugar, facilitando e estimulando a participação desses alunos.

Compartilhar notificações

Ao usar a plataforma para comunicar avisos, fazer lembretes ou passar recados você estabelece uma comunicação mais efetiva com os alunos, afinal, todos podem ter acesso ao comunicado e compartilhar o informativo para que chegue a mais alunos.

A vantagem aqui é que com a rede social você consegue impactar várias pessoas usando uma única comunicação – ou publicação.

Criar conteúdos complementares

Você também pode usar as redes sociais para criar conteúdos em formatos que complementam as suas aulas. Então, por exemplo, você pode reunir as principais dúvidas dos alunos sobre o assunto e fazer uma live para responder a essas dúvidas.

Também é possível criar vídeos descontraídos, com resumos simples de outros temas ou conteúdos que também estejam relacionados ao assunto principal.

A ideia é disponibilizar assuntos na rede social que possam ser consultados pelos alunos posteriormente, quantas vezes for necessário, para a total compreensão do tema.

Porque se adaptar à inovação

A tecnologia e a internet não deixarão de evoluir tão cedo, por tanto, participar dessa evolução é a melhor forma de aproveitar as vantagens que elas nos oferecem e de não ficar atrás de quem já está aproveitando essas vantagens.

Todo profissional de destaque, se destaca porque oferece um trabalho que gera bons resultados, e para quem trabalha com educação, esse resultado é apurado através do desempenho de aprendizagem dos alunos.

Como disse no início, a chave para o sucesso de qualquer aluno é a interação com os conteúdos que você ensina, e para quem está começando a usar as redes sociais com propósitos específicos, pode ser um pouco mais trabalhoso conseguir o engajamento e credibilidade do público logo de cara, e por isso é importante croar táticas para conseguir engajamento com seu público.

Estratégias para estimular interação

Para tornar o processo de engajamento mais rápido e eficiente, plataformas como a Turbine Digital oferecem estratégias de impulsionamento que estimulam a interação da sua audiência com os seus conteúdos.

Através dessa estratégia você pode ter muito mais curtidas, comentários, seguidores, compartilhamentos, visualizações e muito mais em seus conteúdos, podendo alcançar os usuários ideais com a segurança de que seu perfil vai passar a credibilidade necessária para você ter uma audiência engajada e que confia em você.

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