Conseguir uma parceria com empresas dentro do Instagram, é a meta de qualquer criador de conteúdo dentro da plataforma, mas para isso é preciso saber utilizar os meios e estratégias certas para tal. Por isso, separamos um passo a passo para você que não faz ideia de como começar.
Todo e qualquer negócio está em busca de visibilidade e, consequentemente, aumento no número de vendas, a partir disso, empresas começam a buscar nos influenciadores digitais maneiras de alcançar um público e se comunicar com mais pessoas.
Ganhar dinheiro com o próprio perfil, utilizar a sua credibilidade e autoridade dentro do Instagram para conquistar cada vez mais empresas para sua cartela de parceiros, multiplicando o seu faturamento.
COMO FUNCIONA UMA PARCERIA NO INSTAGRAM?
Tudo isso é possível com algumas dicas simples.
Toda parceria é uma troca, afinal, os dois lados precisam ganhar algo com aquilo.
Quando um criador de conteúdo possui seu perfil já consolidado dentro das redes sociais, com um público fiel e uma linguagem única, as marcas buscam criar parcerias para que algum produto ou serviço seja divulgado.
A partir de então, combinando um valor pela publicidade, o perfil indica aquele produto/serviço em seus Stories, Reels ou Feed. Obviamente, cada empresa vai ter o seu método de fechar o acordo.
O que importa é saber negociar o estilo da parceria que sempre busque favorecer os dois lados. É importante lembrar que a sua imagem e visibilidade tem um preço, por isso, desvie sempre de práticas abusivas por parte das empresas.
Ao fim das divulgações é sempre importante dar um Feedback para a empresa parceira, mostrando o alcance e os resultados daquela publicidade.
Agora que você já sabe como funciona, está na hora de começar a entender como buscar suas primeiras parcerias.
COMO COMEÇAR A BUSCAR PARCERIAS NO INSTAGRAM?
Não dá para ficar esperando que as empresas sempre decidam procurar o seu perfil, por isso, é recomendado também ir atrás e propor uma parceria para estas mesmas empresas.
No começo haverão negativas, principalmente para quem ainda não está tão consolidado no mercado, mas o importante é sempre continuar tentando e começar pelo local certo.
Para isso, o melhor é sempre estar pronto.
PREPARANDO O SEU PERFIL
Desde o começo da sua estratégia já comece preparando o perfil para ser o cartão de visita na hora de procurar uma marca parceira.
- Produza conteúdo com frequência
Descubra sua linguagem, fale com o seu público e esteja sempre ativo no Instagram, buscando criar um conteúdo de qualidade para os seus seguidores, fazendo com que eles sigam engajando no que você tem a dizer.
- Arrume o seu nome de usuário
O nome do usuário é fundamental para quem deseja passar credibilidade, por isso, esqueça os números de nascimento e os caracteres especiais, escolha um nome de usuário que seja fácil de memorizar e que transmita a personalidade do seu perfil.
- Monte uma biografia matadora
Uma boa biografia no Instagram chama a atenção de qualquer um, então quem dirá das futuras parcerias. Por isso, seja sempre direto sobre o que você faz, utilizando sempre a sua linguagem, mostrando porque o seu conteúdo é único.
- Tome cuidado com a vida pessoal
Sim, é preciso sempre estar humanizando a sua marca, fazendo com que o seu público entenda que existe um humano por trás do conteúdo, mas tome cuidado ao se expor demais. Se não houver qualquer relação com a sua estratégia, pode te fazer perder a credibilidade diante das marcas.
- Interaja com seus seguidores
Mantenha a sua comunidade ativa e sempre interaja com os seus seguidores, mostrando que existe uma comunicação forte entre vocês, o que transmite ainda maior confiança para as marcas.
INDO ATRÁS DAS PARCERIAS NO INSTAGRAM
A coragem sempre será a sua melhor aliada, por isso é preciso engolir o medo de arriscar.
Logo no começo de um perfil no Instagram, é interessante que você comece realizando permutas com outras marcas pequenas que também estão começando, ou seja, ofereça a parceria sem fins lucrativos.
Assim, os dois perfis pequenos podem se apoiar e crescer juntos, além de virar uma experiência a ser utilizada como estudo de caso para as próximas parcerias.
COMO ENVIAR A MENSAGEM PARA AS EMPRESAS?
A maioria das marcas possui um canal aberto para comunicação, um número, um e-mail ou até mesmo a caixa de mensagens do próprio Instagram.
Seja sempre cordial, mande uma mensagem formal, se apresente, diga o que faz e demonstre interesse em uma parceria. Para isso, é importante que você prepare um bom material de apresentação sobre o seu perfil.
Um arquivo que mostre o conteúdo do seu perfil, o alcance, as interações e a qualidade naquilo que você trabalha.
COMO FORTALECER AS PARCERIAS?
Tão importante quanto conseguir as parcerias é manter uma boa relação com essas mesmas empresas. Por isso, todo cuidado é válido. Seja sempre educado, transparente e busque a melhor comunicação.
Ao fim de cada publicidade, lembre-se de informar os resultados, a recepção do público, demonstre sempre interesse em continuar trabalhando junto e, discretamente, convide a marca parceira para um futuro trabalho.
Se a empresa não estiver interessada, o que pode sim acontecer, ela vai fazer questão de deixar bem claro, mas, ao perceber o seu interesse, ela de fato pode entender que ali está sendo construído um laço importante.
QUER UM EMPURRÃOZINHO?
A palavra chave para se conseguir boas parcerias é autoridade.
Afinal, uma empresa precisa sentir confiança no seu perfil para confiar em você para estabelecer um vínculo, e é para isso que estamos aqui.
Para te dar um empurrãozinho, a Turbine Digital é o caminho para o seu crescimento dentro do Instagram, com diferentes soluções que turbinam seu perfil, transmitindo a credibilidade necessária para fechar parcerias de respeito.
Multiplicar seguidores reais, curtidas, comentários são algumas das possibilidades que você encontra acessando o nosso site.