O Marketing Digital está cada vez mais popular, afinal, é a maneira mais inteligente de se criar uma marca na internet, consolidar um produto ou empresa, aumentando o faturamento e o alcance através das estratégias de conteúdo.
Estar em contato com o seu público diretamente, poder desenvolver uma linguagem e comunicação eficiente são algumas das infinitas possibilidades, mas assim como toda área em expansão, existem erros que você não pode cometer.
Separamos neste artigo os principais erros do Marketing Digital para você ficar de olho.
Subestimar a criação de conteúdo
A criação de conteúdo deixou de ser opcional há muito tempo, sendo obrigatório para qualquer um que deseje consolidar sua marca no digital.
Fazer postagens com regularidade é a melhor maneira de se fazer visto pelo seu público, aumentando a sua visibilidade e, consequentemente, as vendas.
Além disso, o conteúdo de qualidade faz com que as pessoas compartilhem a sua mensagem através das redes sociais. E esse é o principal segredo dessas mesmas plataformas, gerar a identificação.
Quanto mais seus seguidores se identificarem com o que está sendo dito, mais compartilhamentos, mais alcance e maior o faturamento. Não à toa, basta perceber como grandes empresas começam a criar conteúdo com frequências nas redes sociais.
Ter medo de “Flopar”
Fazer uma postagem bem pensada, trabalhar no seu conteúdo e ainda assim ver que não teve o resultado que esperava é um dos maiores medos daqueles que se arriscam nessa área.
Esse movimento de não ser visto ganhou o nome nas redes sociais como “Flop”, quando uma postagem não é vista, não é curtida e nem comentada, ela “Flopou”
O receio de continuar sem visibilidade faz com que muitos criadores simplesmente tenham medo de continuar postando e divulgando o seu produto.
No entanto, é preciso superar esse medo caso se deseje crescer nas plataformas. Afinal, algumas postagens sempre terão melhor desempenho do que outras, assim como haverão aquelas que o público simplesmente não se interessará.
O melhor jeito de se perder o medo é realizando postagens constantes, com frequência e sempre perceber aquilo que funciona melhor dentro do seu perfil. Assim, replicando o mesmo formato sempre que possível, adicionando novas linguagens e se reinventando.
Não existem mistérios dentro do Marketing Digital, apenas estratégias. Por isso, poste com frequência e nunca tenha medo dos números, utilize-os como uma maneira de saber aquilo que o seu público busca e o que não busca.
O grande erro: Não montar uma estratégia
Não adianta construir o seu conteúdo sem pensar em uma estratégia.
Se você tem um negócio, é preciso montar a sua campanha pensando nas melhores maneiras de fazer o seu público adquirir o seu produto/serviço.
Se você é um blogueiro que está buscando firmar a sua imagem, é preciso pensar na maneira como as empresas e os futuros parceiros irão te encontrar.
Tudo isso deve ser levado em conta na hora de trabalhar a sua voz dentro das redes sociais e a maneira como pretende atingir o seu público.
Nunca cometa esse erro. Trace uma estratégia precisa e saiba adaptá-la sempre que necessário, mas não saia postando sem nenhum objetivo em mente.
Não focar no Inbound Marketing
O inbound Marketing é uma estratégia do Marketing focado em atrair o cliente através de uma mensagem, fazendo-o se encantar pela empresa e só depois conhecer o produto.
Essa manutenção é um pilar principal dentro do Marketing Digital e nunca deve ser subestimado.
Ao invés de uma abordagem mais invasiva, o Inbound traz o cliente naturalmente, recompensando-o pela movimentação. E assim, se esforça para manter sempre o desejo dos usuários alinhado ao da marca.
Um bom Inbound Marketing está ligado diretamente a um bom desenvolvimento de conteúdo.
Não entender a jornada de compra do cliente
Dentre todos os erros, esse é um clássico.
A jornada do cliente representa o estágio de interesse que o cliente está em relação a sua marca. A partir dessa jornada, o conteúdo deverá se adaptar aos diferentes estágios.
Por exemplo, falar sobre o preço do seu produto, elogiando-o para todo o lado e buscando uma venda mais intensa, não é algo que funcionará com todos os seus possíveis clientes.
Alinhado à estratégia, é preciso fazer com que o cliente seja atraído aos poucos utilizando diferentes gatilhos de venda. Nada de pressa! Saiba conquistar o público no ritmo certo.
Não prestar atenção na experiência do usuário
Se você está atento ao mercado já deve ter ouvido falar na experiência do usuário, certo?
Embora possa parecer um conceito novo, é uma etapa fundamental dentro do Marketing Digital. Afinal, é uma série de instruções visuais voltadas para melhorar o contato do usuário, fazendo com que sua atenção seja focada no caminho certo para a compra.
É muito utilizado na hora de se pensar uma página de venda ou um site/blog, mas também está inserido dentro dos e-mails, do próprio layout da sua rede social e na abordagem feita ao cliente.
Tudo que diz respeito a essa relação digital está inserido dentro da importância de conhecer mais sobre a experiência do usuário. Marketing Digital é oferecer a melhor experiência ao seu usuário, ou seja, o seu cliente.
Ter medo de oferecer muito conteúdo gratuito
A estratégia mais eficaz atualmente é a de oferecer uma amostra gratuita de algum produto, como um curso ou serviço, e assim que o cliente experimentar a qualidade, oferecer o pacote completo.
É o que acontece nos workshops gratuitos feitos para se vender cursos, mas tome cuidado ao acreditar que não se deve entregar um conteúdo completo apenas por ser gratuito.
O pensamento que você deve utilizar é completamente diferente, lembre-se que se o conteúdo gratuito já possuir uma qualidade considerável, as pessoas não desistirão de pagar no futuro, mas se sentirão convencidas de que a versão paga é ainda melhor.
Como podemos te ajudar a não continuar errando?
Quando se está começando dentro do Marketing Digital é muito fácil se sentir intimidado pelas redes sociais, sem saber como crescer e se tornar uma autoridade, não é mesmo?
Sabemos disso, por esse motivo separamos para você uma série de soluções que te farão crescer no digital, se tornando uma autoridade de maneira rápida e segura. Turbinando seus seguidores, suas interações e transmitindo a credibilidade desejada para a sua estratégia.
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