Alguma vez já percebeu que muitas pessoas estão vendo a sua postagem, mas poucas estão interagindo ou então realizando alguma compra? 

Então está na hora de saber mais sobre a técnica da Chamada Para a Ação, conhecida também como Call To Action, que vai te ensinar como reter a atenção do público e fazê-lo interagir corretamente.,  

Qualquer mercado é composto por mudanças, desde novas habilidades que precisam ser desenvolvidas até mesmo um ramo específico que anda se destacando cada vez mais. Nesse caso, estamos falando sobre Marketing Digital. 

A importância das técnicas do marketing digital 

Com a venda de Infoprodutos (Cursos, seminários, serviços digitais…) e a necessidade das marcas migrarem para as redes sociais, muitos termos e técnicas aplicadas ao Marketing começam a ganhar popularidade, como é o caso da CTA.

Afinal, em conjunto com outras abordagens, você será capaz de entender melhor como planejar cada passo da sua gestão nas redes sociais, como trabalhar a comunicação, como definir e entender melhor o seu público para vender muito mais e se tornar uma autoridade no seu mercado. 

E já que está interessado nesse assunto, você pode se informar e pegar muitas outras dicas no nosso blog, completamente de graça, feito para você se aproximar cada vez mais dos seus objetivos dentro do digital. 

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Ter esses conhecimentos e usar na prática já te diferencia de 90% da sua concorrência, fazendo com que saiba cada passo a ser dado e até mesmo analisar as métricas de crescimento dentro de uma plataforma. 

Mas agora que você sabe a importância dessas técnicas, vamos ao assunto. 

CTA: Nunca mais perca a atenção do seu público 

A CTA (Chamada Para Ação/Call To Action) não é nada mais do que um convite, uma maneira criativa de chamar o seu público para realizar uma ação em específico. Afinal, muitas vezes as pessoas estão prontas para interagir, mas se esquecem ou não sabem como fazer. 

Para isso, você precisa induzir a vontade delas de comentar ou até mesmo direcionar o olhar para alguma outra ação específica. 

Maneiras de usar 

Digamos que você preparou um curso especial e agora está vendendo ele na internet, maravilha! Mas agora você precisa colocar a mão na massa e divulgá-lo nas redes sociais, mas não sabe exatamente como. 

Nesse caso, você poderá fazer uma postagem com algum recorte de um dos tópicos do curso, ensinando alguma prática e no final inserir uma CTA: 

“Para mais dicas como essa, conheça o nosso curso.” 

Assim, além de passar o conhecimento dentro da postagem, você vai estar também direcionando o público para uma ação específica, nesse caso, adquirir o curso para ter mais conteúdos como o que foi postado.

No entanto, quanto mais específica for a CTA, melhor para que o usuário consiga realizar o que é pretendido. Um bom exemplo disso são os criadores de conteúdo que ao fim de cada postagem indicam: 

“Gostou do conteúdo? Curta, salve e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso.” 

Embora pareçam simples, fazem toda a diferença no contato com o público. 

Outra bastante utilizada, mas que cobra maior identificação por parte dos usuários, é buscar uma interação a partir do conteúdo, trocando informações, histórias e pontos que gerem empatia entre a marca e o consumidor.

Por exemplo, imagine que uma empresa de sabão de roupas faz uma postagem e no final insere a seguinte chamada para ação: 

“Diga nos comentários sua melhor lembrança com aquela roupa bem cheirosa.” 

Se feito da maneira, entendendo o comportamento do público, é possível tanto humanizar a marca quanto gerar mais interações nos comentários. Assim, aumentando o alcance da postagem a partir da interação. 

Lembrando que quanto mais fácil for para o usuário realizar a ação, melhor! Por isso, não tenha medo de utilizar links e botões que redirecionam a pessoa para outra página. 

Atualmente o melhor exemplo é o famoso “Arrasta para cima”

O momento certo de inserir a CTA

Tão importante quanto não perder a atenção do público, é saber que ninguém gosta de se sentir pressionado ou achar que aquele conteúdo foi feito unicamente com o intuito de convencê-lo a comprar alguma coisa. 

Mas qual é o momento certo de inserir o recurso? 

Isso depende muito do comportamento do seu público, mas uma coisa é certa, nunca peça uma ação sem ter oferecido algo em troca, ou seja, sem antes conquistar o seu leitor. 

Pense que será muito mais fácil convencê-lo se ele já estiver interessado no seu conteúdo e acreditar que o que você tem a dizer é realmente relevante. Logo, essa conexão irá resultar em uma maior facilidade na hora de direcioná-lo. 

Então é preciso antes pensar em um conteúdo de qualidade para inserir a Chamada Para Ação do jeito certo, assim, respeitando todas as etapas em sua ordem natural.  

Colocando tudo em prática 

Não existe nada mais perigoso do que deixar o público solto, sem saber exatamente como interagir com o seu conteúdo, por isso, não tenha medo de guiá-lo. Defina muito bem a ação que você quer que os usuários executem e procure as melhores formas para isso. 

  • Crie um conteúdo de qualidade 
  • Ofereça uma solução 
  • Conquiste a atenção do leitor 
  • E então o convença a conhecer mais seus produtos ou até mesmo compartilhar o seu conteúdo

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