Você sabia que as palavras-chave são tão importantes a ponto de influenciar nas estratégias de marketing?! As palavras consideradas chave são usadas para achar assuntos de interesse do usuário, como por exemplo as que você escreve na barra de pesquisa do Google para responder uma dúvida. Se você faz mau uso dessas palavras, seu conteúdo gera menos leads do que poderia alcançar. No blog de hoje vamos falar sobre o que são palavras-chave e como usar.

Como funciona  

Há diferentes tipos de público com diferentes tipos de perguntas, em meio a isso existe o que é chamado de Funil de Conversão. Esse funil é usado para entender em qual momento da etapa de pesquisa o cliente está.

Por exemplo, quem decide comprar um determinado produto quer saber mais informações e tudo o que está relacionado a esse produto. Já o alguém que está no meio desse processo, provavelmente já têm as informações da primeira etapa, e nesse caso só quer fazer comparativos entre as marcas para decidir qual a melhor. Na última etapa do então chamado Funil, estão aqueles que só precisam se sentir seguros para finalmente comprar.

Para cada um desses grupos existem palavras que eles usarão para encontrar o que procuram. Essas são as palavras-chave. São elas que levam você até as respostas para suas dúvidas e interesses.

Como usar as palavras chave 

Antes de decidir quais palavras usar para melhor resultado das pesquisas, você precisa ter as seguintes informações: 

A persona: Entenda as pessoas que você quer alcançar, assim fica mais fácil de identificar possíveis palavras-chave. Como o seu público buscaria na internet a resposta para a pergunta que ele têm?  

Pesquisa de concorrentes: Outra forma de encontrar boas palavras-chave é observar os grandes concorrentes. A pesquisa sobre a concorrência te permite ter uma visão mais abrangente sobre o que eles estão ou não fazendo, e com isso usar da oportunidade para ganhar destaque. 

Ferramentas: Hoje é possível encontrar ferramentas online que facilitam encontrar palavras-chave mais relevantes. Algumas dessas ferramentas são o Keywordtool.io, Wordtracker, Google Trends, dentre outros.

Objetivo: Entender qual o objetivo de cada ação é fundamental para quando você for construir seu conteúdo, por isso, utilize palavras que estejam alinhadas ao seu objetivo. Por exemplo, se você quer aumentar a venda de produtos, usar palavras ou termos que turbinem as vendas é fundamental. Nesse caso, poderíamos usar “comprar” ou “reviews/análise do produto…” etc. 

Escolhendo a palavra-chave

Agora que já temos quais informações levar em consideração, quais palavras escolher? A resposta é simples, a melhor palavra-chave para usar é a que melhor estiver de acordo ao seu conteúdo, e claro, precisa atender a necessidade de quem pesquisa, dessa forma você não apenas conseguiu um leitor como um possível consumidor.

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