Muitas pessoas deixam de fazer LIVEs por medo de flopar, e prejudicar a própria credibilidade. Para que você prenda a atenção da sua audiência nas LIVEs você vai precisar de planejamento, escolher o assunto ideal, pensar em pontos de interação, estratégias de marketing e muito mais.
1. Planeje a LIVE
O planejamento é importante porque é durante essa fase que você define coisas importantes para sua transmissão, como o lugar onde será feito, quais equipamentos ou itens você vai precisar ter, qual assunto abordar, se vai convidar alguém…
Inclua no seu planejamento também quais dias você vai fazer a divulgação da LIVE, para convidar pessoas para participar. O ideal é que você já comece a divulgar sua transmissão com no mínimo uma semana de antecedência.
2. Defina pontos de interação
Ainda durante o planejamento, defina em quais momentos da transmissão você vai parar pra interagir com sua audiência. São nesses momentos, inclusive, que você fortalece sua relação com o público.
Faça perguntas e peça que respondam nos comentários, responda aos comentários ou dúvidas, e nos pontos de interação, use recursos que estimule a audiência interagir com você, como, por exemplo, falar de um tema atual ou algo que também seja de interesse da audiência.
3. Gatilhos mentais
Use gatilhos de curiosidade durante a divulgação e também no início da LIVE. “Fique até o final que terá uma surpresa”, “vou te contar um segredo já, já…”, “vou trazer um convidado surpresa…” são alguns exemplos de gatilhos que podem ser us ados.
Mas não para por aí, é importante continuar usando gatilhos mentais até o final da transmissão. Isso potencializa a permanência das pessoas até o final. E não se limite somente a gatilhos de curiosidade, você pode usar de autoridade, prova social, novidade… O importante é definir momentos da LIVE que deve ser usado para “reanimar” o público.
4. Assunto
O assunto influencia tanto no interesse das pessoas em assistir a sua LIVE quanto na interação que delas durante a transmissão. Ainda durante o planejamento, para que você prenda a atenção da sua audiência nas lives é necessário escolher assuntos de total interesse do seu público e alinhado ao seu nicho.
Então, por exemplo, se seu nicho é estética e você tem uma clínica, assuntos como “acabe de vez com as espinhas”, “cuidados ao fazer procedimento estético”, “riscos na falta de cuidado com o rosto” são alguns exemplos de temas que você pode abordar.
5. Escolha o melhor horário
O horário influencia tanto na quantidade de pessoas que poderão assistir à transmissão, até o tempo de permanência. Se você fizer uma LIVE 12h, por exemplo, poucas pessoas vão poder permanecer ou mesmo participar porque a maioria vão estar ocupadas em expediente de trabalho ou limitadas ao horário de almoço.
Mas claro, o horário depende principalmente de quem é seu público e quais momentos sua audiência mais fica online. As redes sociais disponibilizam relatórios de atividade, com eles você consegue checar os horários em que seus seguidores estão mais ativos. Essa é outra forma para que você prenda a atenção da sua audiência nas LIVEs.
6. Mostre que você é relevante
Só tem uma forma de se mostrar relevante: NÚMEROS!! A quantidade de curtidas, comentários, visualizações nos vídeos e mesmo quantas pessoas estão participando da sua LIVE influenciam na forma como seus seguidores enxergam e interagem com seu perfil.
Se você deixar de fazer LIVEs porque quase ninguém participa, a forma mais rápida e segura de resolver isso é usar estratégias de posicionamento. Essa estratégia encurta o tempo que você levaria para ser visto como autoridade.
Essa estratégia impulsiona sua transmissão para que você ter muitos espectadores assistindo sua LIVE, e que através do efeito manada (uma pessoa fazer algo que outras estão fazendo), aumenta as chances das pessoas que chegarem depois continuem e até participem da transmissão.
Conheça as nossas soluções e prenda a atenção da sua audiência nas lives agora mesmo!
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