Seu objetivo é ter mais clientes vindo do Instagram?
Se você seguir o que vamos te passar neste Artigo, com certeza, você vai conseguir converter seus seguidores em clientes.
Aprenda agora como elaborar o seu conteúdo voltado para o resultado.
O Funil de Vendas
O famoso funil de vendas é uma estratégia do marketing digital voltada para a conversão de clientes, usando de diferentes abordagens para se comunicar com o usuário.
Afinal, sabendo que cada possível consumidor se comporta de uma maneira diferente, o funil possui três classificações para definir o estágio em que o usuário se encontra, indicando diferentes abordagens para cada uma.
As três etapas do funil
Esse funil, que representa os estágios da interação, é uma maneira de filtrar aqueles clientes que ainda não conhecem o seu produto até os que já estão inclinados a realizar a compra, mas ainda precisam de um empurrãozinho.
São as três partes, respectivamente:
- Topo do funil: Atenção
- Meio do funil: Retenção
- Fundo do funil: Conversão
Saber em que momento utilizar cada uma dessas etapas é um recurso fundamental para atrair e converter novos clientes, abandonando de uma vez por todas a acumulação de seguidores que em nada acrescenta.
Topo do funil: Atenção
Ninguém gosta de ser abordado sem preparo, além de ser uma péssima estratégia de venda, muito provavelmente vai acabar gerando um desconforto no consumidor. Por isso, respeite as etapas de conversão.
E assim começamos pelo topo do funil, pela etapa da atração. Nesse momento do percurso você deve focar em atrair o seguidor para que ele conheça o seu trabalho, entrando em seu radar com cautela.
Nesse estilo de conteúdo você o convida a entrar e conhecer mais, sem tentar vender serviços ou produtos, sem falar em preço ou anunciar promoções imperdíveis. Ou seja, é literalmente um primeiro contato.
Exemplos de postagens mais convidativas são voltadas para um público mais aberto, mais diversificado, sem especificidades do nicho. Use uma abordagem mais superficial, menos técnica, fácil de ler e, de preferência, com bom humor.
Meio do funil
A partir desse ponto a comunicação começa a se tornar mais específica e até um pouco mais técnica, abrindo os olhos do seguidor para algo que ele mesmo não tinha percebido ainda.
É quando começamos a investir na dor, na fragilidade do consumidor e começar a oferecer possíveis soluções para aquilo o que ele busca, trazendo sempre sua atenção para o que podemos oferecer.
Um bom exemplo disso, é começar a ensinar conceitos e expor fragilidades que o seu público pode ter através de postagens mais informativas, passando uma mensagem, ensinando algo.
No caso daqueles que fazem parte do mercado de infoprodutos, como cursos, esse é o momento para dar um gostinho dos ensinamentos que serão oferecidos no produto final.
E já que falamos sobre oferecer produtos, vamos ao último ponto do funil!
Fundo do funil
Se você cumpriu todas as últimas etapas corretamente, agora entra a hora decisiva, o momento chave em que o seguidor já conhece, já se conectou com os seus valores e serviços e está pronto para tomar a ação.
Nesse momento entram em jogo os anúncios pretendidos, divulgação de turmas, de eventos, de produtos e como é possível adquirir o seu serviço, dessa vez de forma mais persuasiva.
Lembrando que todas essas etapas estão conectadas e também podem ser usadas em ciclos, o erro que muitos cometem é querer pular para a terceira antes mesmo de consolidar o público com as outras duas.
Ainda tem uma dica muito importante!
Com essas informações você já pode começar a colocar em prática a técnica, mas antes temos uma outra dica muito importante.
Como falamos durante o processo, é preciso gerar uma conexão com o seu seguidor, gerar credibilidade e se mostrar uma autoridade no assunto, para isso, uma boa pedida é cogitar turbinar as suas redes sociais para gerar maior impacto no seu futuro cliente.
Pensando nisso, nós da Turbine temos uma série soluções que pode te dar aquele empurrãozinho para converter mais clientes. Para saber como, você pode acessar o nosso site.
Agora sim, você tem tudo o que precisa para seguir adiante e por os ensinamentos em prática, respeitando as etapas, consolidando sua comunicação para com os seguidores e convertendo esses números em venda!