Cada vez que a tecnologia avança e novas ferramentas surgem, a maneira que uma marca utiliza para se relacionar com o seu cliente também muda. Com as redes sociais, é possível construir uma conexão ainda mais forte, facilitando a venda de produtos ou serviços aos seus clientes. Social selling, descubra o que é e como aplicar em seu negócio.
O que é Social Selling?
Social Selling, Venda Social, é o nome dado ao relacionamento construído entre marcas e consumidores através das redes sociais, construindo um vínculo duradouro que pode ser convertido em vendas.
Todo ponto de contato, ou seja, toda rede social, pode ser utilizada como um meio para se conectar com o seu público alvo. Tiktok, Instagram, Facebook e até mesmo o Twitter, podem ser inseridos nesse contexto.
Assim, é uma maneira não só de estabelecer uma comunicação mais próxima, como também prospectar possíveis clientes através de ferramentas gratuitas e de fácil acesso.
Afinal, a barreira de entrada para se criar conteúdo nas redes sociais, na maioria das vezes, é gratuita. Podendo alcançar infinitos outros usuários sem necessariamente investir uma fortuna.
Qual a importância do Social Selling para a sua marca?
Vivemos no tempo onde o conteúdo define a autoridade. Afinal, quando ter apenas um bom produto não é o bastante para convencer um cliente, o relacionamento através das redes sociais é fundamental.
O nome mesmo já diz, trata-se de uma rede, logo, a maior função dessas plataformas é conectar as pessoas através dos seus interesses.
Para qualquer marca que deseje crescer nos dias de hoje, é impossível ignorar o digital e as possibilidades de conexão. A prática da venda sempre esteve diretamente ligada ao relacionamento, independente do ambiente.
O mundo não só mudou as ferramentas, como também mudou a maneira como nos relacionamos e decidimos uma ação de compra.
Ter uma marca forte é gerar conexão, mas não só isso, ter uma marca forte é saber construir e transmitir autoridade através do conteúdo.
Como aplicar o Social Selling?
Agora que você já sabe o que é o Social Selling, é preciso saber como aplicar.
Embora existam muitas maneiras de se estabelecer uma conexão, o Social Selling pode ser dividido em quatros pilares principais que representam uma conexão duradoura com o seu público.
Sendo eles:
Primeiro passo: Criar uma marca forte
Toda relação de venda é baseada na confiança. Afinal, é preciso confiar na reputação daquele que oferece um produto ou serviço.
Obviamente, a confiança está diretamente ligada ao quanto aquela marca ou indivíduo entende do assunto, ou seja, se aquela pessoa/marca é mesmo uma autoridade naquilo que está falando.
Ter uma marca forte é se tornar uma autoridade no assunto, guarde bem isso.
Pensando nisso, é preciso transmitir uma mensagem clara em todos os pontos de contato. Em todas as abordagens, em todas as postagens, demonstrar que de fato entende do que está falando.
Ter um perfil sério, compartilhar conhecimento e reafirmar a autoridade de maneira natural são pilares fundamentais para a construção da confiança.
Crie conteúdo sobre o tema, mostre conhecimentos que só você tem, solucione problemas e dúvidas, nunca se esqueça que qualquer contato pode ser uma venda.
As redes sociais são um ponto de encontro, onde a sua marca está sempre sendo observada por alguém, mesmo que você não sinta isso.
Segundo passo: localizar as pessoas certas
Pense em uma conversa normal entre pessoas, adianta alguma coisa tentar falar com quem não está interessado no assunto? Alguém que não deseja ouvir coisa alguma do que está sendo dito?
A mesma coisa acontece dentro do Social Selling!
Para isso, é preciso saber localizar as pessoas certas, os possíveis clientes e fazer com que eles se interessem cada vez mais pelo que está sendo oferecido.
Pensando nesse sistema de atrair as pessoas certas, utilizamos sempre o funil de vendas. Onde se produz conteúdos mais superficiais para capturar a atenção e com o tempo ajudar o cliente na tomada de decisão para a compra.
Mas resumindo, nas três etapas do funil você precisa:
- Atrair um potencial cliente
- Revelar as dores do cliente
- Oferecer a solução
Todo esse processo funciona justamente como um filtro para que você entenda para quem você está falando, com quem sua marca dialoga e a partir disso mostrar a sua comunicação.
Terceiro passo: Interagir e oferecer insights
Como foi dito anteriormente, criar conteúdo é também solucionar problemas. Todo bom conteúdo é aquele que resolve algo, esclarece uma dúvida ou resolve uma dor do cliente.
Pense bem, se o seu conteúdo por si só já resolve algum problema, então quem dirá o produto/serviço? É por aí que se deve conquistar o cliente.
Ele deve se conectar com uma marca que realmente está disposta a facilitar a vida e resolver um problema, que ele então possa depositar a confiança.
Por isso, ofereça novas ideias, interaja, se mostre sempre disposto e acessível no interesse de facilitar a vida do seu público.
Lembre-se, criar conteúdo é solucionar problemas.
Quarto passo: cultivar relacionamentos
Com o passar do tempo, se feito da maneira certa, os relacionamentos acabam por se tornar cada vez mais fortes e resistentes.
A mesma coisa deverá acontecer com sua marca.
Valorize quem está ali desde o começo, mostre-se atento, interaja e busque sempre construir relacionamentos. Ou seja, nada de focar apenas em si mesmo.
Interaja com outros usuários, curta outras postagens e lembre-se que as pessoas se conectam cada vez que se sentem parte de uma comunidade. Construa a sua marca ao redor dessa troca.
Mais uma vez, para ficar claro, todo ponto de contato é uma possibilidade de venda futura.
Como podemos te ajudar nessa jornada?
Separamos neste artigo algumas dicas para se tornar uma autoridade, mas podemos também te dar um empurrãozinho. Nós da Turbine Digital somos especialistas em tornar o seu perfil cada vez mais profissional, transmitindo credibilidade e autoridade.
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