Mesmo após anos em alta, o Youtube continua sendo uma das grandes redes sociais do momento. Onde ainda é possível criar conteúdo e ganhar dinheiro com isso.
Se portando como uma empresa que realmente busca fazer com que os seus criadores de conteúdo sejam pagos, o Youtube se torna palco para uma criação de conteúdo mais diversa e profissional.
Mas você sabe qual o segredo para ter relevância dentro do Youtube?
Muito além de qualidade de imagem e da Thumb, é importante pensar na qualidade da descrição. Por isso, separamos algumas dicas matadoras para você turbinar seu canal através da descrição.
COMO O YOUTUBE FUNCIONA
Como todas as redes sociais, o algoritmo do Youtube busca sempre distribuir aqueles conteúdos que considera mais relevantes para os seus usuários.
Quanto mais claro e direto ao ponto o seu conteúdo for, quanto mais eficaz for na hora de se resolver algum problema, melhor para a plataforma.
Assim, analisando as principais métricas, como quantidade de cliques e tempo assistido de vídeo, maior a chance do vídeo ser indicado e continuar crescendo.
Dentre as principais métricas que o Youtube utiliza para aproveitar um conteúdo bem optimizado, está a descrição.
A IMPORTÂNCIA DA DESCRIÇÃO
A descrição é basicamente a região feita para que o canal possa explicar sobre o que ele o vídeo.
Assim, não só servindo para a própria plataforma poder rankear a importância do conteúdo, quanto os próprios usuários possam saber o que encontrar no vídeo.
Logo, uma boa descrição é capaz de atrair muito mais visitas ao canal, tanto se tornando relevante para quem assiste, mas também sendo impulsionado pela própria plataforma.
Atraindo cada vez mais visibilidade.
USE PALAVRAS CHAVE CERTEIRAS
Fazer o bom uso da palavra chave é a melhor maneira de se destacar em qualquer plataforma. Afinal, é o caminho que qualquer usuário faz na internet.
O Youtube sabe bem o que o público busca e o que costuma a clicar, por isso, as palavras chave mais relevantes são aquelas que o público mais busca.
Ao escolhê-las da maneira certa, é muito mais fácil que o vídeo seja oferecido para mais pessoas.
Para isso, é preciso saber o que mais chama a atenção do seu público, o que melhor explica o conteúdo do seu vídeo. Desde o título até a descrição.
Por exemplo, no fim de ano, palavras relacionadas sempre dizem respeito ao ano seguinte, como:
- 10 livros indispensáveis para ler em 2022
- 8 estilos de moda para 2022
Escolher palavras chave é entender o momento em que aquele vídeo estará sendo postado e aproveitar da melhor maneira possível para ser impulsionado.
PALAVRA CHAVE COMPLEMENTARES
Na hora de inserir as palavras, lembre-se também de buscar palavras chave complementares, ou seja, aquelas que tenham conexão indireta com o seu tema.
Não se distancie da proposta do vídeo, mas sempre busque temas relacionados que possam oferecer uma melhor taxa de aproveitamento na pesquisa.
Caso você grave um vídeo sobre como utilizar uma mesma peça de roupa em diferentes estilos, você pode utilizar palavras como:
- Moda sustentável
- Minimalismo
- Desperdício zero
E por aí vai, conectando diferentes temas e agregando ao seu conteúdo.
ESCREVA COMO UM HUMANO
Uma descrição não é gerada automaticamente. Por isso, trate sempre de buscar despertar a atenção de quem assiste através de uma boa descrição. Explore as melhores linguagens para tal.
SEJA DIRETO SOBRE O SEU CONTEÚDO
Nada de tentar enrolar, se perder demais em textos grandes, seja sempre direto nas descrições, deixando claro o que o vídeo está propondo.
Além disso, seja sempre sincero com o conteúdo do vídeo, nunca prometa algo que não vai entregar. O algoritmo sabe diagnosticar quando existem tais divergências, punindo a prática.
SEMPRE ATUALIZE AS DESCRIÇÕES NO YOUTUBE
A otimização de um vídeo precisa ser constante, ou seja, sempre que acreditar que pode criar uma descrição melhor ou então adicionar novas palavras chave que estejam em alta, faça!
Esse é um processo que garante com que vídeos antigos possam ter um crescimento constante mesmo após a pauta ter esfriado.
Por isso, esteja sempre acompanhando o desempenho de um vídeo mesmo depois que ele já tenha sido postado.
BUSQUE REFERÊNCIAS
Pode parecer simples, mas é de extrema importância treinar a visão de mercado. Estude o que outros canais do mesmo segmento que o seu estão fazendo e adapte ao seu conteúdo.
Sempre fique de olho nas palavras chave utilizadas.
FIQUE ATENTO ANALYTICS
Não analisar as métricas do seu conteúdo é um tiro no escuro. Nunca é possível montar uma estratégia válida sem se observar os números.
Tire um tempo para mergulhar no Youtube Analytics, para entender o crescimento do seu canal e a otimização dos vídeos.
Afinal, quais descrições e conteúdos estão performando melhor?
A chave do sucesso dentro do Marketing Digital é sempre replicar aquilo que está dando certo.
COMO CRESCER NO YOUTUBE?
Crescer dentro do Youtube é uma jornada desafiadora, mas nem por isso precisa te trazer dor de cabeça. Por isso, nós da Turbine podemos te ajudar a conquistar os primeiros passos dentro da plataforma.
Assim, através das nossas soluções, é possível turbinar o seu canal com inscritos, visualizações e até expectadores em Live, podendo desbloquear ferramentas só oferecidas para canais maiores.
Para conhecer mais, basta acessar o nosso site!